Apesar da proteção dada ao
Messias, Ele não teria possessão permanente neste mundo. Do mesmo modo que o
crente Abraão não construiu casa na terra da promessa, antes habitou em tendas
em função de aguardar a cidade que tem fundamentos ( Hb 11:9 -10), de Cristo
foi predito que nenhum mal chegaria a sua tenda, indicando que Ele não faria
casa neste mundo "E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu,
ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" ( Lc
9:58 ).
O que é um Salmo?
Para
muitos os salmos são poesias destinadas a cânticos, mas segundo a Bíblia, os
salmos constituem-se profecias.
Como na antiguidade parcela
esmagadora da população não sabia ler e escrever, não era proveitoso apenas
converter as profecias em textos formais e transcreve-las em papiro. Para suprir a
deficiência de leitura (educação) do povo, o salmista e rei Davi separou alguns
dos seus homens versados em música para escreverem profecias em forma de
poesias para serem cantadas e acompanhadas ao som de instrumentos musicais, o
que facilitaria o processo de memorização das profecias pelo povo "E
DAVI, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os
filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com
címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do
seu ministério:" ( 1Cr 25:1 ).
Com o mesmo cuidado com que
separou os capitães do seu exercito, o salmista separou os filhos de Asafe,
Hemã e de Jedutum para profetizarem com auxílio de instrumentos musicais.
Portanto, ao ler um Salmo é necessário interpretá-lo profeticamente, pois o
ritmo e a rima são questões secundárias nas poesias hebraicas.
Quando os salmistas compunham
os Salmos, não estavam produzindo uma obra de arte que sensibilizasse o
emocional dos seus ouvintes. Também não estavam produzindo um composto de
palavras com funções místicas. Os salmos também não foram produzidos para expor
as mazelas do dia a dia dos salmistas e de seus compatriotas.
Os salmos foram produzidos para
expor ao povo características próprias e específicas do Cristo para que
pudessem identifica-Lo quando viesse ao mundo, portanto, durante a leitura dos
Salmos somos informados acerca da natureza, do ministério, da vida e da morte
de Cristo.
Quando o apóstolo Pedro
postou-se diante dos judeus que mataram o Cristo, lembrou o povo do que
escreveu o salmista Davi no Salmo 16 e, em seguida, expôs a verdade sobre Jesus:
“Porque dele
disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está
à minha direita, para que eu não seja comovido; Por isso se alegrou o meu
coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em
esperança; Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu
Santo veja a corrupção; Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; Com a tua
face me encherás de júbilo” ( At 2:25 -28).
O apóstolo Pedro também cita o
Salmo 110 para falar de Cristo: “Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:
Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que ponha os teus
inimigos por escabelo de teus pés” ( At 2:33 -34).
Se alguém quer conhecer
verdadeiramente quem é o Cristo de Deus, necessariamente precisa conhecer os
Salmos. Conhecer e ler os Salmos como profecias mudará a concepção do leitor
acerca de quem é Cristo ( Mt 22:42 -46; At 8:34 ; At 2:30 -31).
Não basta imprimir o Salmo
abaixo e coloca-lo em uma moldura, antes é necessário compreende-lo! Andar com
este Salmo impresso junto ao corpo não trará a tão almejada proteção angelical,
pois as promessas nele contidas são eminentemente messiânicas.
Salmo 91
Aquele
que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Muitas pessoas buscam nos Salmos proteção diante das
contingências da vida. Por iniciativa própria ou sob recomendação de outrem,
muitos providenciam cópias impressas de salmos e fixam em vários lugares como:
residência, trabalho, escola, meio de transporte, etc., pois entendem que os
salmos são uma espécie de amuleto que livra quem os lê de invejas, inimigos,
percalços, doenças, mal agouro, etc.
Diante de qualquer percalço
desta vida põem-se a recitar os salmos como se fossem palavras de livramento e
proteção, pois desconhecem a seguinte verdade: “No dia da prosperidade
regozija-te, mas no dia da adversidade considera; porque Deus fez tanto este
como aquele...” ( Ec 7:14 ). É inútil buscar proteção nos salmos diante das
vicissitudes da vida quando é o próprio Deus que estabeleceu a adversidade em
oposição à prosperidade com um objetivo bem definido: “... para
que o homem nada descubra do que há de vir depois dele” ( Ec
7:14 ). É aconselhável enfrentar as adversidades, pois elas fazem parte da
existência do homem, confiante de que Deus é quem dá o escape.
De todos os salmos, o mais procurado
é o Salmo 91 em função das promessas contidas nele. Como o salmo faz alusão a
livramento e proteção, gurus, místicos, espiritualistas, padres, pastores,
bispos, etc., utilizam-no como se fosse o antídoto para todos os males
socioeconômicos da humanidade.
Dai a pergunta: É possível
alcançar a proteção e os livramentos prometidos neste Salmo?
A proteção de Deus para o Messias
Para nos afastarmos da confusão
e de nos sentirmos enganados por não vermos cumpridas as promessas do Salmo 91
em nossas vidas conforme o que imaginamos, por desconhecer certos aspectos das
Bíblia, é necessário saber a quem se referem os livramentos e proteções nele
descritos. Quem é o protegido do Salmo 91?
Analisando a primeira questão: “Quem é Aquele que habita no esconderijo
do Altíssimo?”; “Onde fica o esconderijo do Altíssimo?”.
Podemos concluir que este lugar
não fica na Terra, simplesmente porque o esconderijo do Altíssimo diz de um
‘lugar’ inacessível aos homens "Aquele que tem, ele só, a imortalidade,
e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual
seja honra e poder sempiterno. Amém" ( 1Tm 6:16 ); "Para
o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em
baixo" ( Pr 15:24 ); "Trovejou desde os céus o SENHOR; e o Altíssimo
fez soar a sua voz" ( 2Sm 22:14 ); "Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que
desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu" ( Jo
3:13 ). Considerando que o esconderijo do Altíssimo é o céu e que ninguém subiu
ao céu além de Jesus Cristo, devemos concluir que Jesus é Aquele que, antes de
ser introduzido no mundo, habitava no esconderijo do Altíssimo.
Jesus habitava no céu quando
este Salmo foi escrito (contagem humana de tempo e espaço). Este salmo, como
muitos outros, é uma profecia acerca do Cristo. O Salmista prediz que Aquele
que habita no céu ha de descansar sobre a proteção do Onipotente. Ou seja, o
Salmo diz de Cristo esvaziado de Sua glória, de Cristo como homem introduzido
no mundo.
No Salmo 91, profeticamente
Davi antecipou que, o Verbo de Deus, quando se fizesse homem, iria descansar à
sombra do Onipotente.
Assim como no Salmo 110 o
salmista Davi inspirado por Deus (em espírito, ou seja, segundo a palavra da
verdade) chamou reverentemente o seu Filho que havia de nascer, segundo a sua
carne e sangue, de Senhor ( Mt 22:43 ), no verso 1 do Salmo 91, em espírito, o
salmista vaticinou acerca do seu futuro Filho, o Filho de Deus. O filho de Davi
estaria sob a proteção de Deus quando introduzido neste mundo, visto que, antes
de ser encarnado habitava no lugar secreto do Altíssimo.
Aquele que habita no
esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Ora, não há registro nas
Escrituras de alguém que tenha habitado no esconderijo do Altíssimo, mas Aquele
que havia de vir, o Filho do homem, d’Ele as Escrituras dá testemunho que na
eternidade habitou o recôndito da divindade ( Sl 45:6 ; Is 7:14 ; Is 8:17 ; Pv
30:3 ). Jesus mesmo falou acerca da sua glória: "E agora me glorifica
tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o
mundo existisse" ( Jo 17:5 ). Os santos apóstolos de Cristo também falaram da
glória de Cristo ( Jo 1:1 e 1Jo 1:1- 3; Hb 1:5 e 8).
Ou seja, Aquele que habitava na
eternidade, por ser o Altíssimo ( Is 57:15 ), ao ser introduzido no mundo na
condição de Servo do Senhor, viveu o predito pelo salmista: confiou
inteiramente no Pai "Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa
da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste" ( Jo
11:42 ); "Confiou no SENHOR, que o livre; livre-o, pois nele tem
prazer" ( Sl 22:8 ) compare com "Confiou em Deus; livre-o
agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus" ( Mt
27:43 ; Is 42:1 ).
Ao ser encarnado Cristo
estabeleceu o Pai como o Seu Deus, o Seu Refúgio, a Sua Fortaleza. Como?
Confiando n’Ele. Por confiar no Deus que fez as promessas contidas nas
Escrituras a seu respeito como homem e servo, Cristo construiu a Sua habitação
na Rocha inabalável “Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua
habitação” ( Sl 91:9 ); "Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos
os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e
reto é" ( Dt 32:4 ); "Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai,
meu Deus, e a rocha da minha salvação" ( Sl 89:26 ); "Mas o SENHOR é
a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio" ( Sl
94:22 ).
Jesus necessitou de proteção
porque deixou a sua glória e passou a viver como homem entre os homens. Ele
necessitava de proteção para levar a efeito o seu ministério, pois aqui passou
a viver na condição de servo do Senhor.
Quem pode habitar com Deus?
A pergunta que não se cala foi
feita em outros Salmos
e por outros profetas: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo
monte?” ( Sl 15:1 ). O Salmo 24 diz: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem
estará no seu tabernáculo?” ( Sl 24:3 ). A resposta é clara e aponta
para alguém em específico: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração,
que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá do
Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação” ( Sl
24:4 -5).
Somente Jesus, dentre os filhos
dos homens, foi limpo de mãos e puro de coração ( 1Pe 2:22 ). Somente o Cristo
de Deus andou em sinceridade, praticou a justiça e falou a verdade segundo o
seu coração ( Sl 15:3 ). Somente o Cristo de Deus possui olhos capazes de
desprezar o réprobo. Somente Ele tem o poder de honrar os que temem ao Senhor (
Sl 15:4 ).
Sobre este mister arremata o
profeta Isaias: “Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós
habitará com as labaredas eternas? O que anda em justiça, e o que fala com
retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o que sacode das suas mãos todo o
presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de
sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal. Este habitará nas alturas; as
fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas
águas serão certas. Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra
que está longe” ( Is 33:14 -17; Sl 63:7 e Sl 61:4 ).
Por falar especificamente do
Messias, os profetas não disseram ‘qualquer que’, antes utiliza o pronome
demonstrativo ‘aquele’ nos Salmos 15, 24 e 91, isto porque somente o Cristo de
Deus dentre os filhos dos homens nunca foi abalado ( Sl 15:5 ). Desde que Adão
se vendeu ao pecado como escravo, todos os homens juntamente se desviaram e
tornaram-se escusáveis diante de Deus, pois todos pecaram e destituídos estão
da glória de Deus ( Sl 53:3 ; Sl 51:5 ; Sl 58:3 e Mq 7:2 -4).
Laços e setas
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste
perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Jesus identificava as
armadilhas engendradas pelos homens (laço do passarinheiro) através de suas
palavras cheias de engano e malícia, a verdadeira ‘peste perniciosa’ que
arrebata a alma dos incautos ( Jo 10:10 ). Desde o Éden a ‘peste perniciosa’
assola a humanidade, pois um pecou e todos pecaram. Um morreu e todos morreram
( 1Co 15:21 -22), e passaram a falar segundo os seus corações mentirosos ( Sl
58:3 ). A peste perniciosa não se assemelha a peste negra que dizimou a Europa.
Nem tão pouco diz de agentes químicos ou de armas biológicas.
Os filhos do povo do Messias
armaram diversas armadilhas com o fito de ‘pegar’ o Cristo nalguma contradição,
porém, somente eles permaneceram enlaçados “Armaram uma rede aos meus
passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles
mesmos caíram no meio dela” ( Sl 57:6 ; Sl 56:5 ; Mt 22:17 ; Jo 8:5 );
“Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a
pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será
confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes,
A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma
pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra,
sendo desobedientes; para o que também foram destinados” ( 1Pe
2:6 -8; Rm 9:33 ).
O Filho de Davi desde o ventre
de Maria era livre do pecado (a peste perniciosa), visto que Ele foi lançado na
madre ( Sl 22:10 ) e gerado por Deus ( Sl 2:7; 2Sm 7:14 ). Todos os
descendentes da carne de Adão, a porta larga por quem todos os homens entram ao
virem ao mundo foram contaminados pelo pecado (o mesmo que ser vendidos ao
pecado como escravos), porém, Jesus, o último Adão, Ele é a porta estreita pela
qual todos os homens que creem torna-se livres do pecado.
A proteção de Deus dispensada
ao Messias era específica: “Ele te cobrirá com as Suas penas, e debaixo
das Suas asas te confiarás” (v. 4). Da mesma forma que a galinha
protege os seus pintainhos debaixo de suas asas, o Cristo estava seguro debaixo
das asas do Onipotente “TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque
a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem
as calamidades” ( Sl 57:1 ; Sl 63:7 e Sl 61:4 ).
A verdade ou a fidelidade de
Deus foi constituída como escudo e broquel do Messias. Todos os adversários
vieram contra Ele utilizando-se de palavras de engano, mas na Palavra de Deus
(verdade e fidelidade) estava a defesa de Cristo. Diante dos religiosos Judeus,
Jesus apresentou as Escrituras em sua defesa. Quando tentado pelo diabo no
deserto, Cristo fez uso das Escrituras.
Há pessoas que ficam até
arrepiadas quando leem o verso seguinte por falta de compreensão: “Não
terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda
na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia” (v. 5
). Este verso é resumo do exposto profeticamente pelo Salmo 64: “OUVE, ó
Deus, a minha voz na minha oração; guarda a minha vida do temor do inimigo.
Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do tumulto dos que praticam a
iniquidade. Que afiaram as suas línguas como espadas; e armaram por suas
flechas palavras amargas, A fim de atirarem em lugar oculto ao que é íntegro;
disparam sobre ele repentinamente, e não temem. Firmam-se em mau intento; falam
de armar laços secretamente, e dizem: Quem os verá? Andam inquirindo malícias,
inquirem tudo o que se pode inquirir; e ambos, o íntimo pensamento de cada um
deles, e o coração, são profundos” ( Sl 64:1 -6).
Os soldados quando no campo de
batalha são atormentados pelo medo do inimigo. Durante a noite são atormentados
ante a possibilidade do ataque sorrateiro do inimigo e, durante o dia o terror
abate seus corações por causa dos perigos que representam as flechas inimigas.
As perguntas se avolumam: – Será
que o inimigo atacará durante a noite? O inimigo nos tem sobre a mira por causa
da claridade do dia? Estas questões não se afastam dos que estão no
campo de batalha.
Mas, por confiar no Pai é que a
confiança do Messias é expressa no Salmo 64: - Guarda a minha alma do temor do
inimigo! (v. 1) Quais seriam as armas dos inimigos dos Messias? A língua! "A
minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados,
filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada" ( Sl
57:4 ); "Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras
está debaixo dos seus lábios" ( Sl 140:3 ).
Os inimigos de Davi possuíam
espadas afiadas, mas o Filho de Davi, o Messias, enfrentaria homens que
possuíam as línguas afiadas como se fossem espadas. As setas deles
constituíam-se em palavras amargas! Secretamente engendravam planos para dar
cabo do Messias ( Jo 11:53 ), mas sendo a Palavra de Deus escudo e broquel, o
Messias não seria atingido.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
O Cristo não precisou lançar
mão da vingança em relação aos ímpios, pois lhe foi prometido que Ele haveria
de ver a recompensa deles ( Sl 56:7 ). Cristo escolheu o Senhor como refúgio, o
Deus que tudo executou para o Messias ( Sl 57:2 –3), de modo que o Senhor O fez
assentar a sua direita até que todos seus inimigos estivessem subjugados ( Sl
110:1 ).
Todas as promessas seriam
levadas a efeito porque o Messias se refugiou na obediência a palavra de Deus.
O Verbo encarnado passou a descansar à sombra do Onipotente, pois fez do pai o
seu alto refúgio ( Sl 57:1 ). Há uma grande diferença entre ‘habitar’ no
esconderijo do Altíssimo e ‘refugiar’ no Altíssimo. Refugiar-se é obedecer ao
Pai que provê proteção, ‘habitar’ diz de estar com Deus.
Vale salientar aqui que o verso
10 demonstra que, apesar da proteção dada ao Messias, Ele não teria possessão
permanente neste mundo. Do mesmo modo que o crente Abraão não construiu casa na
terra da promessa, antes habitou em tendas em função de aguardar a cidade que
tem fundamentos ( Hb 11:9 -10), de Cristo foi predito que nenhum mal chegaria a
sua tenda, indicando que Ele não faria casa neste mundo "E
disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do
homem não tem onde reclinar a cabeça" ( Lc 9:58 ).
Embora os anjos estivessem à
disposição do Messias para protegê-Lo sustendo-O em suas mãos para não
tropeçar, protegendo-O em todos os seus caminhos, o Filho do homem não teve
aqui possessão permanente. Embora o Salmo 2 diga que como Rei, Cristo terá as
nações por herança, mas na condição de servo, nada usurpou.
Foi dado ao Filho do homem
calcar os pés o leão e a serpente. Somos informados pelo Salmo 57 que os homens
são comparáveis às bestas famintas, ou seja, leões “A minha
alma está entre leões; estou deitado entre bestas famintas, homens cujos dentes
são lança e flechas, e cuja língua é espada afiada” ( Sl
57:4 ).
Acerca da serpente temos uma
profecia no Gênesis: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência
e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” ( Gn
3:15 ), ou seja, o diabo é a antiga serpente ( Ap 12:9 ).
Em função de ter honrado,
obedecido ao Pai na condição de Servo, Deus promete livramento e promete estar
com o Messias no momento da angustia. Por ter conhecido o Pai, ou seja, ser um
com Ele, quando invocasse o Seu nome, Deus esteve com Ele na angustia e
glorificado, de modo que seria farto de dias para sempre, eternamente.
O Descanso prometido a todos os homens
"Tomai
sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e
encontrareis descanso para as vossas almas" ( Mt
11:29 )
Ter o Salmo 91 impresso no
bolso não confere proteção. Tê-lo exposto na parede não confere descanso.
Colocá-lo no veículo não evitará acidentes.
A promessa do Salmo 91 diz do
Messias, pois somente Cristo habitou e habita no esconderijo do Altíssimo, mas
é possível aos homens através da Sua palavra compartilhar do descanso à sombra
do Onipotente.
Ora, Cristo como homem disse: "NÃO
se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim" ( Jo
14:1 ), pois foi esta a palavra d’Ele como Sublime que habitava com o
Altíssimo: “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e
cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e
abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o
coração dos contritos” ( Is 57:15 ).
Deus fez muitas promessas para
o Seu Filho, e o Seu Filho nos faz um convite: Tomais sobre vós o meu jugo
(...) e encontrareis descanso para as vossas almas! Quem aceita o convite,
tanto o Pai quanto o Filho faz nele morada "Jesus respondeu, e
disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e
viremos para ele, e faremos nele morada" ( Jo 14:23 ).
Qualquer que crê em Cristo
torna-se habitação do Alto e do Sublime que, apesar de habitarem a eternidade,
vem e faz morada naqueles que creem no Evangelho “Não sabeis vós que sois o
templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o
templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é
santo” ( 1Co 3:16 -17).
O que Jesus propõe? Ele
enfatiza que, se qualquer um se dispuser servi-Lo na condição de servo
(obedecendo-O), ou seja, aprendendo d’Ele, efetivamente encontrará descanso!
A proposta de Jesus é para os
que se encontram cansados, sobrecarregados... A promessa é firme: - Eu vos
aliviarei! Para os temerosos e ressabiados, Jesus esclarece: - Meu jugo é suave e o meu fardo é
leve.
A promessa de Cristo diz
especificamente da salvação, pois o apóstolo João alerta: "E esta
é a promessa que ele nos fez: a vida eterna" ( 1Jo 2:25 ).
O mesmo Deus que prometeu
proteção e segurança para o Seu Filho, é o Deus que promete descanso a todos os
homens: "Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e
este é o refrigério; porém não quiseram ouvir" ( Is
28:12 ), porém, o descanso não encontra-se atrelado ao Salmo 91, antes está
n’Aquele que é o tema do Salmo 91: Cristo.
Mesmo que o cristão estivesse
de posse de todas as promessas pertinentes ao Messias, vale destacar que o
Messias passou pelas mesmas paixões e sofreu angustias, até o seu suor
transformou-se em gotas de sangue. O apóstolo Paulo recomenda: sofre comigo as
aflições de Cristo, portanto, não devemos temer as aflições ( 2Tm 2:3 ).
O profeta Isaias profetizou em
nome do Senhor Jeová de modo a indicar aos homens qual o descanso, porém os
homens não querem ouvir. O próprio povo do Messias rejeitou a Pedra onde Deus
indicou que o homem encontra descanso: “Portanto assim diz o Senhor
DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra
preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se
apresse” ( Is 28:16 ).
Enquanto Cristo fez do Pai a
sua habitação, do Pai e do Filho temos a promessa de que, se submetermos ao seu
jugo, ambos farão no homem morada, casa espiritual "Porque
assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo:
Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de
espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração
dos contritos" ( Is 57:15 ); "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém
me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e
faremos nele morada" ( Jo 14:23 ; 1Pe 2:5 ).
Se você está em busca de
proteção, refugio, segurança, basta crer em Cristo como diz as Escrituras,
basta confiar no homem profetizado por Isaias, o companheiro do Senhor: “EIS que
reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo. E será
aquele homem como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a
tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma
grande rocha em terra sedenta” ( Is 32:1 -2); "Ó
espada, desperta-te contra o meu Pastor, e contra o homem que é o meu
companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as
ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos" ( Zc
13:7 ).
Ao confiar em Cristo você não
terá o ‘corpo fechado’. Cristo não se apresenta como um ‘patuá’. Os salmos não
são ‘amuletos’. Rezar os Salmos não livra o homem das contingencias da vida. A
promessa de Deus decorre da sua palavra, que é escudo, broquel, espada, etc. É
por isso que o apóstolo Paulo ordena: Revesti-vos de toda a armadura de Deus.
Tendo a palavra de Deus como escudo, o homem tem a capacidade de apagar todos
os dardos inflamados do maligno. É o escuda da Fé que protege o cristão dos
falsos ensinos, das palavras de engano, ou seja, das ‘setas inflamadas’ "Ó
DEUS o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia
da batalha" ( Sl 140:7 ; Ef 6:17 ).
Para que os seus seguidores
tivessem paz, Ele mesmo instruiu dizendo: "No mundo tereis aflições,
mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" ( Jo 16:33 ). Ou seja, não se
deve ter medo das contingências desta vida, pois a Bíblia mesmo diz: “No dia da
prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também
Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de
vir depois dele” ( Ec 7:14 ).
Mas, mesmo nas contingências a
ordem é: tenha bom animo! Por quê? Porque Cristo venceu o mundo! Com a sua
vitória Ele venceu a morte, o pecado e a lei, de modo que por intermédio d’Ele
quem crê alcança vida dentre os mortos "Disse-lhe Jesus: Eu sou a
ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" ( Jo
11:25 ); “Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como
disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas
obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo” ( Hb
4:3 ).
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