CAPELANIA ESCOLAR
Um
projeto de abordagem evangelística para implantação e crescimento de igrejas
I. DA FILOSOFIA DO TRABALHO
1. Natureza O trabalho de Capelania Escolar,
proposto por este projeto, é um trabalho sem fins lucrativos, realizado por
voluntários destituídos de perspectiva remunerativa, e que consiste numa
modalidade humanitária de apoio familiar aos estudantes de ensino fundamental e
médio da rede pública. O projeto não trabalha com categorias científicas
(psicologia, psicoterapia, etc.), mas seu principal enfoque é a solidariedade
humana (aproximação dos aflitos), apoio mútuo (ajuda material aos mais
necessitados), e a promoção da verdadeira humanidade (orientação para a vida).
2.
Finalidade A finalidade geral deste projeto é aliviar toda sorte de sofrimento
humano causado pelos fracos relacionamentos e por distúrbios nos
relacionamentos de família. A finalidade mais específica do projeto consiste em
direcionar este objetivo para a classe estudantil de rede pública, considerando
que a sua vida acadêmica é o reflexo de sua vida em família. Esse trabalho tem
como objetivo:
a)alcançar a família do estudante em
crise e com baixo rendimento escolar, para fortalecer suas relações em família,
na escola, e no mundo, redirecionando seu interesse e suas perspectivas para a
vida estudantil;
b)fornecer diretrizes para viver-se a
verdadeira humanidade, com vistas a um melhor relacionamento com Deus, consigo,
e com o próximo;
c)promover o desenvolvimento
psico-social e da auto estima, diminuindo o stress do homem urbano, e
despertando vias para a realização pessoal.
3. Metodologia O projeto realizar-se-á por meio do
contato e da comunicação pessoal, sendo divido em três áreas: visitação,
orientação, e promoção psico-social. Capelães auxiliares treinados e designados
pelo capelão supervisor para uma determinada escola farão um levantamento
especial naquela escola, junto à direção, buscando descobrir quais alunos estão
passando por crise pessoal ou familiar que resulta num baixo interesse e baixo
rendimento escolar. O contato com o aluno pode ser voluntário (o aluno procura
o capelão), ou necessário (o capelão procura o aluno). Dependendo de cada
necessidade tomar-se-á as seguintes providências:
Caso 1 – Se o aluno dá evidência de
que sua crise é resultante de seu relacionamento familiar, a capelania será
feita por meio de visitação à família do aluno em sua residência;
Caso 2 – Se o aluno demonstra traços
de crise causada por fatores fora da família, o serviço de capelania será feito
por meio de aconselhamento e acompanhamento pessoal, sendo isto desdobrado em
fortalecimento de relações pessoais, interesse pela pessoa e por sua qualidade
de vida, bem como pelos seus problemas e perspectivas. Quando o capelão
decidir-se por um dos casos citados acima, ele levará um relatório de caso
registrado em fichas de acompanhamento para ser estudado pelo
capelão-supervisor do projeto, e, conjuntamente com outros capelães, eles farão
opção por uma via de solução do caso.
O serviço de capelania também é voltado para a
formação do caráter, visando o aluno como pessoa, fornecendo-lhe princípios
para uma vida melhor em família e na sociedade. Esta parte consistirá na
apresentação de palestras direcionadas para qualidade de vida, vida em família,
relacionamento com o próximo, sexualidade, namoro, noivado e casamento. Os
temas das palestras serão escolhidos a partir das necessidades que se
apresentarem como fruto do acompanhamento dos alunos.
A capelania também é responsável pela recreação da
alma, a integração, a interação, e o interesse pela vida. Passeios, pic-nics,
turismo, sessões de lazer (jogos, competições, musica, cinema, teatro, etc.)
devem fazer parte do serviço de capelania. Esta parte do serviço de capelania
deve ser considerada como a primeira realização do trabalho do capelão, pois
serve para fazer os primeiros contatos, estabelecer a comunicação com os alunos
e adquirir a confiança dos mesmos.
4. Recursos Os recursos próprios do projeto são
inexistentes. Este projeto ainda não foi contemplado por nenhuma verba externa
especial. Nenhuma remuneração ainda é prevista neste projeto para os capelães,
os quais trabalharão, a princípio, como voluntários. O projeto está aberto a
receber ajuda financeira de pessoas físicas ou jurídicas, ou outro tipo de
ajuda que atenda às necessidades do serviço de capelania. Os recursos
necessários para o real funcionamento do projeto são os seguintes: um carro ou
mais, combustível (gasolina), blocos de anotação, cadernos, canetas, pastas
para cadernos, crachás, fardamentos dos capelães, fichas de anotação,
computador, linha telefônica, sala para a sede do projeto, sala de capelania,
sala de reuniões, sala de instrução com quadro-giz, uma secretaria com
secretário. Todos esses recursos estão sendo oferecidos por tempo limitado pela
Igreja. A sede deste projeto está localizada no mesmo endereço da igreja e
possui todos os recursos necessários para a sua execução.
5. Supervisão A supervisão deste projeto é feito
por um pastor presbiteriano com dez anos de experiência na área de serviços
pastorais (visitação, aconselhamento e capelania em geral) e o gerenciamento é
feito pela Igreja Presbiteriana de Jaboatão. Os capelães designados para as
escolas estarão sob a supervisão e orientação do capelão-supervisor, o qual
cuidará do bom andamento do trabalho, da designação dos campos e mudanças dos
mesmos, captação de fundos para o projeto, estabelecimento dos contatos com a
direção das escolas, formalização dos convênios, escolha dos capelães
auxiliares, supervisão, acompanhamento e orientação do trabalho dos capelães
auxiliares, planejamento da programação dos serviços de capelania a serem
executados em cada escola. Caberá ao capelão-supervisor reunir-se semanalmente,
em local próprio e hora marcada com os capelães auxiliares para o estudo de
casos, orientação dos capelães auxiliares, planejamentos e readaptação da
programação de capelania. O capelão supervisor deverá ter um livro de registro
de área e distribuição de trabalhos, para catalogar todos os itens necessários
ao acompanhamento do trabalho de cada capelão auxiliar e a desenvoltura do
trabalho na escola e para um possível relatório do projeto.
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bom dia... gostei dos objetivos.. estou fazendo um projeto para iniciarmos este serviço na rede publica... e gostaria de colocar este conteúdo no projeto... tenho autorizção para acrescenta lo na proposta do projeto? grato
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